24 de setembro de 2013

Ser justo consigo mesmo.
Vivemos tempos corridos, tempo que voa tão rápido que perdemos noção dele.
Tudo se tornou automático, tudo se tornou efêmero e quando vemos tudo já se foi.
Temos  a impressão de estarmos vivendo menos de 24 horas ao dia, e estamos mesmo.
Nosso relógio físico sempre está em disfunção com a verdadeira realidade das horas.
E para piorar usamos mal o nosso próprio tempo, usamos de forma distorcida e invariavelmente caímos em nossas próprias armadilhas.
Não sabemos mais usar o tempo ao nosso favor, usamos a função dele de forma equivocada.
Por hora vivemos o tempo assim:  no passado (achamos que foi bem melhor) ou no futuro (achamos que vai sempre melhorar) e nos esquecemos de viver o nosso principal e verdadeiro tempo: "o agora".
Sim o tempo "agora", o momento presente.
Ser justos com nós mesmos é sabermos identificar os nossos erros sejam eles passados, presentes ou futuros.  Ser justos com nós mesmos é sabermos entender a nós mesmos.
Nos dar um tempo!  Sim, isso mesmo nos presentear com um tempo, aquele só para nós.
Vivemos a vida dos outros, o tempo dos outros, vivemos o tempo do nosso trabalho, o tempo de nossos familiares, o tempo dos nossos amigos, o tempo da nossa sociedade e quando resolvemos olhar para no nosso próprio já se passaram janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, e chegamos quase a reta final de setembro e caímos na verdadeira e dura realidade: não fizemos nada por nós mesmos, passamos o ano inteiro arrumando desculpas para ser justos com nós mesmos.
"Ahhhh!!! não tive tempo, me ocupei demais com meu trabalho, me ocupei demais com meu companheiro, me ocupei demais com meus filhos e assim vamos com nossa lista interminável de desculpas.
Será que ainda dá tempo? Será que consigo ainda ter o controle da minha vida novamente em minhas mãos?  Sim!!!! sempre dá tempo para sermos justos com nós mesmos, sempre estaremos prontos a nos perdoar, sempre estaremos prontos  nos amar e nos respeitar, porém é necessário somente um elemento:
"o querer",  sim!!! isso mesmo precisamos querer, o verdadeiro desejo por nós mesmos, o tal do amor próprio sabe?  e isso não é conversa de livro de auto-ajuda não,  é aquele desejo mais profundo de mudança, aquele desejo interno de querer mudar algo em sua vida.
Arrume tempo para isso,  seja leal a si mesmo, seja justo consigo mesmo!
Arrume todo o tempo do mundo para si e se responsabilize por ele.
Somente assim seremos seres melhores.
Pois o amor que habita no universo habita principalmente, dentro de você mesmo.
Bom restinho de semana a todos vocês.
Teruo Yamada