4 de maio de 2010

A síndrome da nomenclatura.


Ontem conversando com um amigo muito querido, falamos sobre o medo da nomenclatura, de rotular as coisas e isso acabou me levando a escrever este artigo.
Seria como entrássemos num supermercado daqueles gigantes e nos depararmos com uma infinidade de produtos ao nosso alcance.
Os preços estão todos lá, os produtos tem rótulos visíveis, explicando tudo, o conteúdo, a data de validade etc, etc....
Na nossa vida como um todo vivemos também num grande supermercado virtual divididos em sessões: amor, trabalho, vida pessoal, saúde e assim tudo o que nos passa pela vida nós vamos rotulando.
A nomenclatura que damos às coisas é o valor que damos à todas elas e às vezes nos perdemos com esses valores, as vezes superfaturamos muitos deles.
Vou explicar de uma maneira simples:
Há alguns produtos neste supermercado virtual que passamos longe sem ao menos tocá-los, por medo, achamos que não podemos comprá-lo, caros demais, bonitos demais.
Uma lata de caviar por exemplo, muito cara, bonitinha, aquela latinha pequenina custando uma verdadeira fortuna, o cartão de crédito pulando no seu bolso pedindo, gritando, apelando a você: "me use!!!!!!!"
Não compramos a lata de caviar porque achamos ou validamos a mesma lata como cara e supéflua demais para nós, chega a nos dar medo o fato de ter que pagar tão absurdamente cara por uma latinha tão pequenina.
Este comportamento é o valor que damos às coisas, dei exemplo a lata de caviar por ser um artigo de luxo, mas poderia ser no universo de qualquer outra pessoa uma lata de pêssego em caldas, não importa.
O que importa nesse instante é o valor errado que você dá para determinadas situações.
Hoje você engata um namorico, uma pequena relação e começa a conhecer a pessoa, depois de uma semana começa a síndrome da nomenclatura.
O que é a síndrome da nomenclatura?
Aquilo que você e o seu parceiro começam a sentir um pelo outro e tentam de todas as maneiras enteder o que estão sentindo, e é exatamente aí que começa o pânico.
Incoerência concorda? lógico que sim, a partir do momento que começamos a nos relacionar, começamos a descobrir o valor das coisas, o valor dos sentimentos.
Quando perguntamos aos nossos parceiros ou quando somos indagados por eles a respeito do que quer que seja relacionado ao nosso convívio, começamos de uma certa forma a nos preocupar ou entrar naquele pânico conhecido imaginando o dia que vocês vão começar a se perguntar um para o outro:
Você está apaixonado por mim?
O que você sente por mim é o que eu sinto por você?
Será que engatamos num namoro?
ou o pior deles no universo das pessoas:
"Quer namorar comigo??????"
Aí que o mundo desaba para a maioria dos seres humanos que morrem de medo de se relacionarem.
Todos sonham com isso,mas quando começam a vivenciar fogem como se o diabo fugisse da cruz.
Exatamente aí que todos se esquecem de uma coisa, tudo isso é um simples rótulo, uma simples nomenclatura que a sociedade criou, mas infelizmente o que há por trás e o mais importante que as pessoas não se dão conta é a existência de sentimentos.
O sentimento é que está por trás disso e não precisamos ficar o rotulando a todos instante.
O interssante que esses questionamentos invariavelmente acontece na cama não é verdade? depois de fazer amor com seu parceiro, acende-se um cigarro e ao invés de se perguntar: "foi bom pra você????", se pergunta: "o que você sente por mim????"
Isso é somente a vontade de saber e nortear onde está te levando esse novo relacionamento certo?
Certo!!!!! bingo!!!!!!! você precisa disso não precisa? precisa saber para onde está indo!!!!!!
Todos nós precisamos, todos mesmo, sem exceção.
O que deveríamos perder é a mania de sentir medo desses rótulos, o que verdadeiramente importa é o que você está sentindo, o que a pessoa está sentindo e não se sentir ameaçado com essas questões simples que podem e devem nortear uma relação.
As pessoas deveriam ser mais honestas com elas mesmas para que assim pudessem ser honestas com os outros ao seu redor.
Portanto ao invés de você procurar chifre na cabeça do leão, tente ser mais sensível ao ponto de perceber que determinadas perguntas, determinados questionamentos existem e fazem parte de uma relacão adulta que somente vai servir como um verdadeiro GPS do amor.
Este GPS vai te nortear no seu futuro caminho sentimental!!!!!!
Ou gosta ou não gosta e ponto final.
Rótulos sã rótulos e não contratos e que isso fique bem claro.
Uma grande terça-feira para todos vocês.
Beijo muito carinhoso.
Teruo Yamada
www.teruoyamadatarologo.blogspot.com