12 de março de 2010


Padrões repetitivos.

Se achamos que na nossa vida nada se repete, estamos totalmente equivocados.
Na nossa vida aquilo que se repete sempre é aquilo que não queremos mais que aconteça.
Repetimos uma série de acontecimentos, manifestações indesejáveis que podemos chamá-la de padrões repetitivos de comportamento.
Aquilo que não queremos mais nas nossas vidas são exatamente aquilo que vai sempre se repetir, repetir e repetir, enquanto não nos dermos conta de exterminá-los da nossa jornada.
Pessoas indesejáveis, situações desagradáveis nada mais são que a manifestação da nossa falha humana em querer inconscientemente repetir os nossos erros, os nossos equívocos, e assim fazemos vista grossa para toda essa parafernália que invariavelmente se instala em nossas vidas até que um dia nos damos conta e dizemos: BASTA!!!!!!!!! CHEGA!!!!!!!!!.
Mas até isso acontecer temos que nos decepcionar, chorar, debater, gritar e se revoltar.
Quando tudo isso estiver acontecendo chega a hora da libertação.
Alguns exemplos típicos são: o mesmo tipo de namorado que entra na sua vida e sai deixando um verdadeiro rastro de destruição, amigos que se tornam traidores de sua confiança, emprego que você se dedica anos a fio para no final ser passado para trás, um sócio que trai a sua confiança e assim por diante.
Nada mais que marcas de destruição deixadas por todos em nossas vidas. Mas não pense você que estará certo em colocar a culpa de todos esses acontecimentos nas costas dos outros.
Sabe aquela estória da tal batata quente que teimamos em deixar nas mãos dos outros, ou culpar os outros pelos nossos infortúnios? pois bem:
"AS PESSOAS FAZEM AQUILO QUE DEIXAMOS QUE ELAS FAÇAM CONOSCO".
As pessoas ao nosso redor participam às vêzes da nossa vida de uma maneira muito negativa, mas insconsciente ou consciente permitimos que elas entrem e façam tudo aquilo que nós mesmos permitimos, deixamos que elas nos assaltem na maior cara de pau e ainda por cima fazemos depois o papel mais idiota da face da terra: o papel da vítima.
Adoramos ser vitimizados, nos sentimos o único ser traído no universo, culpamos o mundo ao nosso redor nos sentindo o último dos últimos.
"Só acontece comigo!!!" "Por que será que isso sempre está acontecendo??".
Todas as respostas estão no seu próprio comportamento desenfreado, pois nossos pensamentos e comportamentos são um carro de fórmula um sem freio.
Então comece a parar, reduza a marcha e pense um pouco. Por que será que temos esse padrão repetitivo nas nossas vidas?
Será que tudo já está escrito em algum momento da nossa estória?
Penso eu que a estória é escrita por nós mesmos, o universo só fornece papel e caneta e nós escrevemos novelas mexicanas, cinema catástrofe ou uma linda estória de amor com final feliz.
Qual destes títulos você se encaixa? qual destes três a sua vida se encaixa? e olha que há tantos outros títulos que nem mensurei aqui, portanto escolha um e pense, qual deles você se identifica?
Tudo o que nos acontece de pior ou melhor, tudo levou um tempo para ser arquitetado e manifestado, o autor? nós mesmos! Impressionante não?
Invariavelmente pensamos: ah isso eu não posso, ah disso eu não sou merecedor!
E por aí vamos desgovernados, desejando sempre o pior a nós mesmos e repetindo as coisas piores nas nossas vidas.
O primeiro passo para consertarmos esses malditos padrões é fazermos um mapa que nos leve à origem deles.
Normalmente a origem estão naqueles que um dia foram nossos heróis, nossos pais, nossos professores, nossos mestres.
Se formos carafunchar a rota desta estória triste, nos deparamos com o comportamento daqueles que um dia considerávamos o padrão ideal para nossas vidas.
Nossos pais são um dos primeiros exemplos, muito do que você é hoje você deve ao seu pai e sua mãe, ou você vai negar que tem muita coisa deles na sua personalidade?
Quanta quinquilharia que hoje não nos serve mais. As experiências deles foram as experiências deles e pode ser que hoje não seja a sua.
Não estou culpando nenhum deles por isso, só estou dizendo que muito de nosso comportamento tem uma origem, equivocada ou não.
Uma vez eu li um artigo que dizia que ao mesmo tempo que somos culpados não somos, porque quando você e dá conta do comportamento dos seus pais, eles aprenderam isso com os pais deles, e os pais deles aprenderam com seus pais e quando essa cadeia equivocada de comportamento volta para trás você percebe que ela fica cada vez mais difícil. E assim aprendemos tudo o que é negativo e passamos adiante aquilo que aprendemos numa época lá atrás.
Há coisas positivas também? lógico que há, mas pode ter certeza que são coisas mais negativas do que positivas no nosso aprendizado.
E é justamente por ele que estamos aqui, para nos darmos conta de tudo e tentar consertar, reavaliar nossas vidas, nossas atitudes e assim a manifestação de tudo o que nos acontece de bom e de ruim.
Portanto pare e pense sobre a origem daquilo que ainda permeia a sua vida, aquilo que ainda insiste em ficar.
Tente exorcisar isto dentro de você, procure na fonte, na origem de tudo.
Mais uma vez você se sentirá surpreso nas coisas que você vai descobrir, depois transmulte, jogue fora e perceba que o pacote não é mais seu, se livre dele, se livre do peso.
Só assim você poderá continuar trilhando o seu caminho mais aliviado.
Um bom fim de semana a todos.
Um beijo muito carinhoso
Teruo Yamada
www.teruoyamadatarologo.blogspot.com