9 de abril de 2010

Carência ou dependência?


Será amor, carência ou dependência que as pessoas sentem por seus parceiros afetivos?
Você já se fez essa pergunta alguma vez? Será que essa pergunta te aterroriza ao ponto de não ter coragem de pensar sobre isso?
Nas minhas conversas, nas minhas consultas do taro, sempre o assunto principal ou a pergunta principal é sempre sobre o amor.
Quando chegará o meu grande amor? Quando me casarei com alguém especial?
Quando encontrarei alguém que me faça feliz?
Todos esses questionamentos se formos parar e analisar, de cara já nos deparamos com uma grande carência afetiva. Parece que fomos criados a não ficar sós, cheguei até ouvir um dia uma pessoa citar que fomos feitos para ter alguém. Será que isso tem fundamento? Será que efetivamente temos que ter alguém para sermos felizes e realizados?
A princípio esquecemos por anos de nós mesmos sempre buscando alguém ou algo novo para nos tirar de nossa carência, achamos que temos que buscar no outro aquilo que não conseguimos achar em nós mesmos.
Vasculhamos nos outros, esperamos nos outros e até cobramos dos outros aquilo que não conseguimos encontrar em nós mesmos: "o amor"
Você sabe me dizer se verdadeiramente você sente amor por você mesmo?
Será que você se sente inteiro? vivo? capaz? íntegro com você mesmo?
Penso eu que todo ser humano traz consigo esse grande desafio desde que nasce, esquecendo por anos a fio o real sentido do amor.
Amor próprio é algo que já se tem, já se nasce com ele, é herança espiritual, é herança de Deus, mas infelizmente nos esquecemos disso porque compramos a idéia de que só encontraremos o verdadeiro amor nos outros.
Como se o amor tivesse que ser comprado, pedido, implorado aos outros, chegamos ao ponto de pedir: "me ame por favor!!!!"
Temos às vêzes a sensação de que se estivéssemos sós estaríamos bem melhor do que mal acompanhados, diz o velho ditado.
Há ainda aqueles que seguem a risca esse velho ditado, preferem viver acompanhados pela falta de amor, se sentem sós mesmo acompanhados.
Então volto a perguntar: "o que você sente pela outra pessoa é amor ou carência?"
O medo de ficar sozinho, o medo de estar sozinho às vêzes é terrível para algumas pessoas, aí que mora o pior dos perigos.
Você coloca pra dentro da sua vida qualquer nota, qualquer pessoa, sem ao menos exigir o mínimo de respeito próprio, as pessoas entram e saem da sua vida levando o de melhor de você mesmo, para que depois você se sinta aquele "maracujá" já estragado, sabe aquele todo murcho cheio de marcas? deixando em você rugas de tristeza, desapontamento e decepção.
Pois é assim que as pessoas fazem com elas mesmas, sofrem, angustiam, entram em depressão e choram até lágrimas de sangue por alguém que entrou na vida delas sem ao menos pedir licença e se apodera do melhor delas.
Dizem terem falta de coragem para tomar certas atitudes e mudar o mundo afetivo à sua volta, dizem não conseguirem mudar, finalizar ou até mesmo impor limites na relação, mas não é isso exatamente. O que realmente nos faz ter a ausência da coragem é a nossa própria carência.
A carência é a completa ausência de amor sabiam? é sim a carência faz você perder os sentidos, não é a paixão, e sim a maldita carência do ser humano que faz com que ele perca o melhor dele mesmo.
Mais uma vez buscamos a aprovação alheia, buscamos nos outros aquilo que nos faltam em nós.
Como alguém que a gente não conhecia, em pouco tempo passa a ser o ar que respiramos? como podemos dar tanto valor à essa pessoa ao ponto de entrar nas nossas vidas e se tornar a tábua de salvação?
Depois ela sai e não conseguimos administrar a perda e mais uma vez superfaturamos o que achávamos que sentíamos por essa mesma pessoa.
Pense bem, essa pessoa não existia antes na sua vida, você nem a conhecia, mas derrepente ela se torna a pessoa mais importante da sua vida inteira, ela se torna o centro das atenções, o centro do seu universo.
Quando ela vai embora, o mundo desaba sobre sua cabeça, você enlouquece, pensa em suicídio, pensa em tomar veneno, se jogar da ponte ou mesmo morrer até se definhar de desgosto.
Mas fica mais uma vez a pergunta: essa pessoa existia antes? você a conhecia antes?
Então, não acha que nós mesmo damos poder a ela? para que ela se tornasse tão crucial na nossa vida? tão importante? tão insubstituível?
Mais uma vez eu repito, essa pessoa não existia antes, por que será que ela passou a ser a mola propulsora da sua vida?
Porque você a nomeou como tal, é simples!!!
Tudo o que está ao nosso redor, tudo mesmo, nós é que damos valor a tudo, caro, barato, bonito, cheiroso, atraente, feliz, infeliz, tudo, mas tudo mesmo sem excessão, nós é que damos o preço, nós é que calculamos quanto tudo vai nos custar, até o amor.
Portanto, eu termino o meu artigo de hoje com a mesma pergunta acima citada:
"Você ama e é amado de verdade?, ou você vive a ilusão de amar em função da sua carência?
Um ótimo fim de semana a todos
Um beijo muito carinhoso
Teruo Yamada
www.teruoyamadatarologo.blogspot.com