11 de junho de 2010

O desapego.

Ontem num momento de inspiração escrevi no meu facebook um pensamento sobre as mudanças, e me surpreendi com a quantidade de pessoas que me escreveram vivenciando todos o mesmo tema.
O ser humano às vezes tenta resistir às grandes mudanças, bate o pé, finge que não vê, se faz de louco, mas, se consegue fugir uma só vez, não tem jeito, pode ter a certeza que a mudança vai ficar acumulativa e mais penosa de se viver quando ela vier  bater novamente na sua porta.
O novo é sempre misterioso, porém traz consigo o medo ,  medo do que poderá acontecer, tirando assim cada um de nós da nossa zona de conforto.
A nossa zona de conforto é baseada em inércia, sofrimento e desleixo, vivenciamos uma situação às vezes de total abandono por nós mesmos.
O nosso momento presente fica sem vida, sem cor, sem cheiro, sem novos ares, o ar é carregado às vezes de limbo, muita poeira, aquela que você insiste em não limpar.
Se você é alérgico então, nossa!!!!  Nos fazemos de ausentes para a poeira acumulada e nos tornamos refém na maioria das vezes de nós mesmos ou de sintuações e pessoas ao nosso redor e que insistimos que sejam o essencial em nossas vidas.
Olhamos para os lados, vemos,  e o pior "sentimos" que a coisa não é mais a mesma, os mesmos sentimentos prazerosos, os mesmos momentos que nos fizeram felizes não existem mais,  mas preferimos fazer vista grossa e deixar a tristeza, o mal humor se acumulando como aquela mesma poeira dita anteriormente.
Temos preguiça de mudar, temos medo de mudar, temos medo de tirar tudo do lugar e nos arrepender.
Preguiça do que?  medo do que?  arrepender-se do que???????
Levando em consideração que o novo sempre nos traz bem estar, o novo sempre nos traz novos ares, novas fragrâncias, o novo nos traz novos tempos.
Aquilo que já é antigo na sua vida pode não servir mais, aquilo que é obsoleto na sua vida pode atravancar sua evolução, aquilo que  você não gosta mais pode atrapalhar o que é novo e precisa entrar na sua vida lhe trazendo novos sentidos, novos sentimentos.
Novas experiências são cruciais na vida de um ser humano pois significa evolução, e estamos aqui para isso para evoluirmos como seres que somos.
Deus nos dá grandes oportunidades a toda hora, Ele nos presenteia sempre com o novo, Ele elege o novo nas nossas vidas sabendo que aproveitaremos cada segundo se soubermos com sabedoria permitir as grandes mudanças.
Mas para que tudo isso ocorra, para que toda essa mudança entre na sua vida, para que você possa realmente ter forças para mudar, temos a nossa disposição um antídoto, uma fórmula.
Seria com um elixir da juventude, uma fórmula mágica facilitadora, essa fórmula tão mágica que se chama " desapego".
O desapego existe para facilitar a sua vida, facilitar as grandes mudanças, ele existe para que você possa permitir trocar o velho, o obsoleto pelo novo.
Não tenha dúvida que vivenciar esse sentimento é saber vivenciar também grande sabedoria, pois a dificuldade de experimenta os dois: mudanças e desapego que dependem intrinsicamente um do outro, é conseguir realizar uma grande façanha.
Sem desapego sofremos, sem desapego nos sentimos sempre a mesma coisa, sem ele nos sentimos inertes, nos sentimos sem vida a todo o instante.
Este sentimento tão importante na nossa jornada é na verdade o maior aprendizado de nossas vidas. Saber vivenciá-lo significa:  andar por uma estrada livremente, levemente, levando somente o necessário para a nossa felicidade.
Portanto se você sente que sua vida está mudando, você está mudando, saiba experimentar, saiba usar, saiba vivenciar o desapego pelas coisas.
Sem esse antídoto você não conseguirá chegar a lugar algum, aliás, você não conseguirá nem sair do lugar que você está, e continuará ter que conviver com todas as quinquilharias que você mesmo ainda continua cultivando na sua vida.
Quinquilharias cheias de sujeira e pó que ainda fazem você tossir de desespero.
Leve seus sentimentos para fora, para um lugar aberto, abra a sua vida toda, leve-a também para fora, leve para um campo aberto, tire tudo de lá de dentro, do fundo do seu passado, tire de lá do começo, ponha tudo ao ar livre, pegue um aspirador de pó, senão tiver pegue sim um espanador, aquele de pena sabe?  limpe a sujeira, limpe  o pó acumulado, pegue um pano limpo e passe por tudo no que estive encrustado de antigo, limpe sua vida, limpe seus sentimentos, limpe sua vida!!!!!
Limpeza é antes de tudo renovação!!!!!!!
Limpe tudo desde o começo, quando você começar a perceber que determinadas peças da sua vida lhe parecerem mais brilhantes, mais vivas, você começará a perceber que você ainda pode, você ainda consegue brilhar independente de ninguém.
Pois você é um ser único responsável por você mesmo, pela sua grandiosidade, pela sua felicidade!!!!!!!!!!!
Um excelente fim de semana a todos e como todos dizem:
"Que venham as grandes mudanças!!!!!!!!!"
www.teruoyamadatarologo.blogspot.com